Blog

Projeto Verão 2013!

3.8.12


Desde os primeiros posts aqui no blog algumas pessoas me cobram dicas de exercícios e dietas. 
E mesmo sendo um assunto que eu adoro (até mesmo porque faço faculdade de Educação Física) este post demorou bastante para sair porque não sabia ao certo como começar... são tantas coisas!

Daí pensei bem e se existe uma coisa que tira as mulheres do sério (principalmente no verão) é a barriga saliente. Muitas seguem a dieta à risca, fazem exercício regularmente e emagrecem, mas a danada insiste em permanecer na área. Onde está o erro? Provavelmente, na seleção dos alimentos e de hábitos que favorecem o volume no abdômen. 

Entre os maiores inimigos da barriga lisinha estão as comidas que fermentam e deixam você estufada e, por isso, devem ser consumidas com cautela.
Carboidratos refinados (açúcar, farinha branca), cerveja e bebidas gasosas são os campeões da lista! Mas você também pode se sentir inchada quando come feijão, repolho, ou ainda, quando exagera nos produtos com muito sódio - famoso por fazer o corpo reter líquido em excesso. 
Tão importante quanto diminuir a porção desses itens é pensar no contra-ataque consumindo alimentos ricos em fibras e água. É o caso das frutas, folhas e legumes. 

E muito cuidado! Nada de embarcar em dietas loucas e milagrosas que prometem perder 10 quilos em 5 dias. Engana-se quem pensa que é certo pular refeições ou ficar um dia inteiro com apenas um pedaço de queijo no estômago, temos que comer de 3 em 3 horas!

" Tá Camilla.. mas e aí, como eu faço para conseguir o tão sonhado tanquinho?????? "
Bom.. é lógico que você não vai conseguir um abdômen lindo sem muito esforço né?! Eu mesma estou nessa luta a tanto tempo, e até agora não atingi a minha meta! hahaha

Então anota ai os três passos básicos:

-Passo 1: acabar com a gordura na sua dieta.

Não adianta passar horas e horas na academia fazendo abdominais se a gordura localizada não vai deixar os músculos aparecerem. Como já disse ali em cima, o primeiro passo para uma barriga sarada é cuidar do que você come: corte gorduras (em especial as ruins), controle os carboidratos (sem nóia extrema, mas também sem exageros) e capriche na proteína. Aposte também em vegetais folhosos e fibras.

-Passo 2: queimar a gordura do seu corpo.

Fechar a boca ou, melhor dizendo, controlar a sua dieta, é 30% do caminho. Outros 40% são a sua capacidade de queimar gordura. Isso você consegue, principalmente, com exercícios aeróbicos. Isso significa, sim, fazer mais do que aqueles 10 minutos regulamentares de aquecimento na esteira.
Ao mesmo tempo, você precisa garantir que a sua dieta tenha energia suficiente para repor o que você gasta, em especial em proteínas e carboidratos complexos, e deixa você queimar gordura.

-Passo 3: "construir" o tanquinho

É claro que os exercícios não iam ficar de fora. Se você está conseguindo secar o seu corpo com os passos 1 e 2, também precisa garantir que vai ter o que mostrar quando a camada de gordura for embora... Para isso, os clássicos abdominais têm que ser feitos.
Os músculos abdominais são divididos em três grupos: superiores, inferiores e oblíquos. Você precisa ter um programa de treinamento que garanta que cada um deles seja exercitado, da mesma forma que você exercita o bíceps e o tríceps quando quer um braço forte por exemplo.

Aqui estão dois exercícios muito bons para trabalhar abdômen:



Algumas dicas para lembrar também:
* Expire quando você estiver contraindo o músculo e inspire quando estiver relaxando
* Não adianta fazer milhares de repetições por dia. É muito melhor fazer séries mais intensas (prestando atenção ao que está fazendo e indo com calma, para os músculos se exercitarem) do que correr para fazer várias repetições que só vão servir como “trabalho aeróbico”
* Cuidado com o pescoço. Nos exercícios que envolvem elevação do tronco, use as mãos para apoio e alinhe os ombros para garantir que você não está sobrecarregando a sua coluna e o pescoço
* Você pode treinar abdominais todos os dias, desde que varie os grupos trabalhados (e assim dê as 24 horas de repouso para cada grupo). Faça superiores um dia, oblíquos e inferiores no outro, ou como preferir...





P.S.: Quem me segue no Instagram sempre vê as fotos do meu #projetoverão2013 né?! hahahahaha
Eu nunca fui sedentária, sempre fiz dança desde criança e há uns dois, três anos entrei na ginástica localizada. Quando participei do concurso Musa do Brasileirão comecei a fazer musculação e desde então estou firme e forte atrás da minha meta. 
Mas esse projeto não é apenas para ficar com o corpo legal para o verão, para ir à praia, ficar bem no biquíni, e quando chegar o inverno parar com tudo (como muitas pessoas fazem)... o ideal é manter o ritmo o ano todo e fazer com que os exercícios se tornem ítens normais do seu dia-a-dia!

E lembrem-se: A vaidade é fundamental, mas deve ser saudável! :)

Espero que vocês tenham gostado das dicas, se tiverem alguma dúvida podem perguntar aqui por comentário ou no Facebook .


Um beijão meninas!

You Might Also Like

16 recadinhos

  1. AAAAAAH EU AMEI! vo começar já! Camila faz um post falando sobre o membros inferiores sou magrinha e minha estrura ossea é " triangulo invertido" queria aumentar pernas e gluteo para deixar o corpo mais armonico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, tem que começar desde já :)
      Pode deixar que no próximo já estou pensando em fazer sobre pernas ou glúteos!
      Beijão

      Excluir
  2. Oi Cáh!

    Eu também estou com esse #projetoverao2013.
    Beijos e Vamo q Vamo:))

    ResponderExcluir
  3. adorei as dica ca...
    vou começar meu projeto verão semana que vem..hehe.
    bjus;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa sim Maa, vou dar mais dicas aqui depois :)

      Excluir
  4. Gabriela Soares V4 de agosto de 2012 11:57

    camilaaa adorei o post!!quero começar com esse projeto tbmmm.. quem sabe fico com um corpitcho como o teu hahahahah Bjjj

    ResponderExcluir
  5. MUSA VC EEH DEMAAAAAAAAAAAAIS!!!!

    ResponderExcluir
  6. Onde encontro dietas?

    ResponderExcluir
  7. Camila, eu gostaria muito de conseguir perder alguns quilos também, mas tenho um sério problema! Não tenho tempo para ir a academia e nem fazer exercícios físicos! E não é falta de dedicação não, tenho uma rotina que começa as 6 da manhã e só volto pra casa a meia noite. Entende? O que eu poderia fazer, pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  8. Acharia legal se você colocasse aqui sobre sua serie de academia e ate mesmo o que você come no dia a dia! Sua rotina mesmo..ao inves de artigos da internet! Estimulariam mais

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, tudo bem ?
    Cadê o post sobre suplementos ?
    Adoro seu blog ;*
    Sheila

    ResponderExcluir
  10. Onde você comprou as luvas de oncinhas!?? Amei!!!

    ResponderExcluir