Blog

Fitness: Como começar uma atividade física?

13.3.13



Como vocês devem saber, eu faço faculdade de Educação Física na Unicamp e sou apaixonada por essa área!
Muitas pessoas me procuram para obter dicas para iniciar e/ou manter um programa de exercício físico.
Seria ótimo conquistar o corpo dos sonhos num passe de mágica, né?! Mas essa vontade pode comprometer a saúde, principalmente dos iniciantes, em qualquer atividade física.
Hoje em dia é comum ver academias lotadas de pessoas em busca de um corpo mais bonito e saudável. Porém, exercícios praticados incorretamente e sem acompanhamento de um profissional podem gerar lesões e dores musculares (entre outros probleminhas).
Aqui estão alguns passos muito importantes para você que quer começar a praticar qualquer tipo de atividade:

1. Procure um profissional de Educação Física e um nutricionista para te auxiliarem na escolha da atividade física e para adequarem a sua dieta ao treino. 

2. Faça uma avaliação física, principalmente se você é sedentária ou se tem algum antecedente familiar de doença cardíaca, diabetes, problemas ósseos, entre outros.. Somente com essa avaliação o profissional vai conseguir te dizer o exercício mais aconselhável para você. 

3. Escolha um exercício que lhe agrade. Não vai adiantar, por exemplo, ir para uma academia se você prefere atividades ao ar livre. E procure não seguir modismos - " Vou fazer Muay Thai porque todo mundo está fazendo então deve ser ótimo.. " - A atividade deve ser adequada às suas experiências de vida, suas vontades e objetivos. 

4. Programe-se. Tente ajustar o exercício na sua rotina diária e pratique alguma atividade física (nem que seja uma simples caminhada) no mínimo 3 vezes por semana. 

5. Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parada você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada. Se você é iniciante - nunca praticou nenhum tipo de atividade física - vai com calma e tenha sempre o auxílio de um profissional.

6. Se alimente cerca de 30 a 40 minutos antes e até uma hora após os treinos. Ao contrário do que muitos imaginam, se exercitar em jejum e não comer após a atividade acaba queimando massa muscular e não a gordura corporal. 

7. Hidrate-se. Consuma bastante água durante o dia (no mínimo 2 litros) e também durante as atividades físicas. 

8. Faça exercícios de alongamento antes e principalmente após os treinos. Isso é importante para evitar encurtamentos musculares e lesões. (vou falar mais sobre esse assunto no próximo post!) 

9. Convide um amigo ou parente para malhar com você. Muitas pessoas se sentem estimuladas quando praticam atividades físicas acompanhadas. 

10. Confie em você e não desista! As primeiras semanas sempre são difíceis porque seu corpo está se adaptando a essa mudança.. Seja forte e pense nos seus objetivos! 

Bom meninas, esse é um assunto que eu adoro (é a minha área de estudo e futuramente de trabalho) então sempre me empolgo e o post acaba ficando muito longo, rs..
Pensando nisso vou começar a fazer uns vídeos diferentes com dicas e exemplos de exercícios para iniciantes, o que acham? Me enviem sugestões ;)

Boa semana e até a próxima. Beijão!

You Might Also Like

6 recadinhos

  1. Adorei as dicas Camilla, faz videos sim,vamos adorar.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. faz msm cah, vc poderia ensinar fzr abdominal aquela barriguinha indesejada rsrsrs, uns p/ coxa rs deus te abenõe.

    ResponderExcluir
  3. Camilla, gostaria muito de ver vídeos com exercícios pra perna como: agachamento, avanço e as formas corretas para ficar pernuda...rs

    AdoroOo seu BLOG =)

    BjOos

    ResponderExcluir