Blog

Alimentação: Como escolher o pão integral?

12.7.13

Bom meninas, vamos começar do começo...
Porque é tão importante trocar o pão branco, feito com farinha refinada, pelo pão integral?


A farinha integral, além de dar sensação de saciedade, auxiliando quem está em guerra com a balança,  estimula a atividade intestinal, colabora no controle do colesterol e ainda evita perigosas variações nas taxas de açúcar no sangue, já que é digerida mais lentamente. E como se não bastasse, por fornecer carboidratos complexos, o pão integral garante energia por muito mais tempo no organismo.

Mas sabe aquele pão que você come de consciência limpa, crente que é integral? Pois bem, na MAIORIA das vezes, ELE NÃO É. Chocada? Pois é, vou explicar para vocês...
A questão é que, pra uma empresa chamar de “integral” um produto, basta ele ter alguma quantidade desta farinha – mesmo que muito pequena. E na grande maioria dos pães integrais é feito uma mistura de farinha branca com uma pequena quantidade de farinha integral...

Então como saber que pão comprar e comer?
Um bom pão integral, primeiramente deve ser rico em fibras. Essa é a grande diferença da farinha branca para a integral. Na farinha branca  (também chamada refinada) os grãos de trigo são moídos e ficam bem fininhos, enquanto que na farinha integral os grãos são mais preservados e suas fibras também. Quanto mais refinada a farinha de trigo, menos fibras ela tem.
E olhem esse outro dado importante que não podemos deixar passar! Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procuramos um item realmente integral,  o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral (trigo, centeio ou outra). Consequentemente ele terá mais fibras na sua composição.

Vejam esse exemplo abaixo:


O único pão que realmente é integral é o do meio, que contém farinha de trigo integral e não tem nenhuma mistura de farinha branca!

Então agora vocês já sabem.. quando forem procurar pães ou qualquer outro alimento integral vão direto pra lista dos ingredientes: Se o primeiro deles for farinha de trigo integral, este é o integral "de verdade".

Espero que vocês tenham gostado da dica meninas.. agora quero ver todo mundo trocando o pão francês pelo pão integral hein? hahahaha

Um beijo, e até mais!

You Might Also Like

7 recadinhos

  1. Esse da Wickbold é muito gostoso, pena não ser realmente integral! :( Outro muito bom e que não tem nenhuma mistura com farinha branca é o Integral Pullman (embalagem roxa)! ;)

    Obrigada pelas dicas, sempre bom ficar atenta a composição,né? Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que os que não são totalmente integrais são sempre mais gostosos né? hahahaha faz parte! Bjs

      Excluir
  2. Como bastante pão integral, mas tava sendo enganada, agora com esta informação vou saber escolher o verdadeiro pão integral.

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é querida, até eu fui enganada algumas vezes rs.. agora já aprendi! Beijos!!

      Excluir
  3. camila vc ja viu os look da estilista Isabela militão vc podia fzr um post de looks com pedras, com qual sapato usar por exemplo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi sim.. são maravilhosos né? Pode deixar que vou fazer um post sobre looks de festa em breve! Bjs

      Excluir
  4. Por que a dieta de carboidratos e a de Hanz não são indicados pra pessoas sedentárias e menos ainda pra quem treina fitness Caa??

    ResponderExcluir