Fitness

Fitness: Pilates

29.7.14

Olá meninas! Hoje resolvi falar um pouco sobre o Pilates. Tenho certeza que a grande maioria de vocês já ouviu falar sobre esse método de exercícios, mas muitas pessoas ainda têm várias dúvidas e curiosidades.
Neste último final de semana comecei um curso de formação em Pilates, ou seja, é um curso próprio para ministrar aulas e trabalhar com o método. Estou fazendo em Campinas, com a Meta Pilates e estou AMANDO! Por isso resolvi falar um pouco sobre as aulas e os benefícios para vocês.
Primeiramente eu aconselho que vocês sempre procurem estúdios de Pilates que possuam profissionais qualificados e formados em Educação Física ou em Fisioterapia, porque são as áreas mais adequadas e indicadas a trabalhar com esse método, afinal é necessário um grande conhecimento de anatomia, dos princípios de condicionamento físico, entre outras coisas que somente um profissional poderá te proporcionar.


Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporcionam o alongamento e o fortalecimento da musculatura do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. 
Os exercícios são de baixo impacto pois não são trabalhados com cargas (como na musculação por exemplo), e com isso proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e da musculatura, podendo ser praticado por pessoas muito ativas fisicamente e até mesmo pessoas sedentárias e com certas patologias e lesões. Realizados com precisão, os movimentos do Pilates podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. 
Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade, além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.


Esta foto foi tirada no curso que realizei no final de semana, e no próximo tem mais... então logo volto com mais novidades e curiosidades sobre o Pilates para vocês ok?
Espero que vocês tenham gostado, e se ficaram interessadas procurem um estúdio mais próximo de vocês e agendem uma aula experimental.

Um grande beijo, e até a próxima!!

You Might Also Like

3 recadinhos

  1. aaaaaah Caaaa! Adorei o Post :) Adoro quando vc fala sobre os cuidados com o corpo, principalmente pq vc entende é da área, então da pra confiar! hahaha Mas olha fiquei chateada em, vc esqueceu de citar que profissionais de Terapia Ocupacional tbm trabalham com esse método de Piltes, claro que ainda estamos chegando na área, mas já são muitos os estúdios que são T.O que dão aulas :) Beijoos e continuee smp com seus posts otimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Fico feliz que tenha gostado.. e poxa, eu sinceramente não citei os profissionais de Terapia Ocupacional por falta de conhecimento mesmo, não sabia que essa área também trabalhava com Pilates, obrigada por falar!! Um beijoo <3

      Excluir
  2. Oi camila fala mais também pra gente de musculação, aparelhos.. Como vc cuida do seu corpo.. Bjo amo teu blog

    ResponderExcluir