cabelos

Salvando o cabelo ressecado com Azeite de Oliva!

27.8.14

Oi meninas! Estou de volta com um post sobre cabelos (finalmente! rs), sei que vocês me cobram muito para falar um pouco mais sobre meus cabelos, então estou preparando vários vídeos legais sobre o tema. Hoje eu vim falar um pouco sobre UMECTAÇÃO CAPILAR, um procedimento bem conhecido, e muito antigo, que consiste em dar um "banho de óleo" no seu cabelo. Isso mesmo, na umectação nós usamos ÓLEO, mas não precisa se assustar porque seu cabelo não vai ficar oleoso, ok? Inclusive eu tenho o cabelo misto (oleoso na raiz e seco nas pontas) e esse tratamento deu super certo para mim.
Antes de começar é importante ressaltar que não pode ser utilizado qualquer tipo de óleo, são apenas os óleos vegetais e 100% puros: óleo de coco, óleo de rícino, óleo de linhaça, óleo de argan, o azeite de oliva (o que eu usei), entre outros...
* se você for usar o azeite de oliva tenha certeza que ele é extravirgem, ok?


Ok Camilla, mas afinal, para que serve a Umectação?
Então meninas, a fibra capilar precisa de hidratação (que é a reposição de água), nutrição (reposição de óleos) e reconstrução (reposição de aminoácidos e proteínas). A umectação serve para repor os lipídeos (óleo) do cabelo e com isso, ajuda a tirar o aspecto ressecado, sem vida, sem brilho, e devolve a maciez aos fios.
Se você está sentindo seu cabelo ressecado e principalmente para quem passou por processos químicos que agridem mais os fios, esse método é muito indicado.

E como que eu vou fazer a umectação?
Você faz com os cabelos sujos e secos (e essa parte foi a que mais gostei, porque é bem mais prático rs). Comece dividindo o cabelo em mechas e aplique o óleo em todo o comprimento (pode colocar na raiz também SEM MEDO ok?). 
Após aplicar o óleo em todo o cabelo massageie mecha por mecha para ajudar na penetração do óleo na fibra capilar. Feito isso, prenda em um coque e se achar necessário ponha um touca na cabeça.
O tempo que você vai deixar o óleo no cabelo vai depender muito do estado que está o seu fio, quanto mais ressecado você pode deixar mais tempo para agir mais. 
Algumas pessoas costumam inclusive dormir com o óleo na cabeça e lavar a o cabelo só no dia seguinte quando acordar.
Quando eu fiz não tinha muito tempo, por isso deixei agindo por 1 hora e lavei a cabeça normalmente depois (passei shampoo duas vezes e depois condicionador).

Eu gravei um vídeo mostrando o passo-a-passo da Umectação que fiz com Azeite de Oliva, confiram abaixo:
E se você ainda não se inscreveu no meu canal do YouTube, clique AQUI e fique por dentro de todos os videos.


Só para deixar bem claro, eu não sou cabeleireira e muito menos expert no assunto umectação, ok? Sou apenas uma curiosa que adora testar novos tratamentos e como eu AMEI o resultado no meu cabelo achei que deveria compartilhar com vocês!

Espero muito que vocês tenham gostado,
Um beijo e ótima semana!

You Might Also Like

5 recadinhos

  1. Qual foi o produto que vc usou pra fazer o procedimento?

    ResponderExcluir
  2. Azeite de Oliva extravirgem, depois lavei os cabelos normalmente com shampoo e condicionador !

    ResponderExcluir
  3. oi camila meu nome e franciene, adoooooro seus videos nao tenho um canal sabe mas amooo seus videos, queria participar dos sorteios q vc faz. me manda dicas no meu email francienedasilvagomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Camila.. eu fiz hj esse umectação, porem fiz com óleo de coco.. e adorei tb o resultado!
    Adoro vc, seu blog e canal! bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola eu fiz e adorei o resultado muito obrigada pela dica..beijo Theyaa

    ResponderExcluir